Google Tag Manager: O que é e benefícios do GTM

Usar serviços de publicidade e sistemas de análise da web de terceiros significa obter informações técnicas e adicionar código ao seu site. Se você não é um desenvolvedor, a ideia pode ser incrivelmente opressora – e é aí que o Google Tag Manager entra em ação. A ferramenta foi criada especialmente para ajudar webmasters a gerenciar suas tags e implementar facilmente códigos de rastreamento de terceiros.  

As marcas de SaaS hoje enfrentam forte concorrência. Destacar-se significa coletar amplos dados de diversas fontes e usá-los para veicular anúncios e marketing personalizados, o que torna o Gerenciador de tags do Google uma adição importante ao seu arsenal de ferramentas. 

O que é o Google Tag Manager (Gerenciador de tags do Google) ? 

O Gerenciador de tags do Google é conhecido como um sistema de gerenciamento de tags (TMS) que permite que profissionais de marketing de SaaS e proprietários de sites criem, atualizem e gerenciem códigos de rastreamento (ou fragmentos de código relacionados) chamados de “tags”. 

Tags são essencialmente pequenos pedaços de código incorporados ao javascript ou HTML do seu site para extrair informações específicas – seja quem visitou seu site, quanto tempo permaneceu ou de onde veio. 

Você provavelmente estará mais interessado em tags que medem: 

  • Quanto tempo os usuários permanecem em uma página
  • Envios de formulário 
  • Como os visitantes chegaram ao seu site
  • Os links em que os visitantes clicam
  • Quais produtos são adicionados e removidos de um carrinho 

Cada tag rastreia uma métrica diferente. Por exemplo, você pode ter uma tag que rastreia quantas pessoas visitam uma página específica do seu site, outra que rastreia quem adicionou um produto ao carrinho ou chegou à finalização da compra e outra para rastrear quem leu seus artigos. As tags então enviam as informações direcionadas coletadas para o Google Analytics, AdWords ou uma ferramenta de terceiros que pode usar os dados para veicular anúncios relevantes e campanhas de retargeting. 

O Gerenciador de tags do Google é o painel central a partir do qual você pode configurar essas tags e gerenciá-las em um só lugar. 

Por que o Gerenciador de tags do Google é importante?

Muitos proprietários de empresas de SaaS se envolvem em codificação (e alguns são desenvolvedores completos), mas para aqueles que não o são, pode ser entediante e frustrante aprender como codificar tags manualmente e adicioná-las ao seu site, sem mencionar o tempo incrivelmente demorado. consumindo. E, quando você escreve tickets para o departamento de TI todos os dias, você está reduzindo o tempo que eles poderiam gastar fazendo outra coisa. 

O Gerenciador de tags do Google torna todo o processo de marcação muito mais fácil. Você pode incorporar um único código nas páginas do seu site simultaneamente, sem precisar navegar em cada URL e carregá-lo manualmente. Quando quiser criar uma nova tag, você pode simplesmente fazer login no Gerenciador de tags do Google, que codificará a tag e a incorporará para você.

Os benefícios do Gerenciador de tags do Google

  • Liberar desenvolvedores: o GTM permite que seu departamento de TI se concentre em tarefas gerais, liberando o tempo que eles gastariam codificando e incorporando tags
  • Reduza o erro humano: o GTM codifica automaticamente suas tags para você, o que reduz as chances de possível erro humano que pode acontecer quando você faz isso manualmente
  • Assuma o controle total: tenha controle total das tags que você cria e monitora. O painel central significa que todo o seu departamento de marketing pode acessar e gerenciar tags para aumentar a eficiência e a precisão 
  • Integrações prontas: já existem muitas integrações de terceiros em vigor para GTM – confira aqui
  • Melhore a velocidade do site: o GTM encurta os códigos, o que significa que suas páginas da web carregarão mais rápido (e, quando os usuários provavelmente sairão de uma página se ela não carregar em 1 a 2 segundos , isso é crucial ) 
  • Função de teste : você pode verificar como suas tags funcionam antes de adicioná-las ao seu site com o modo de verificação e depuração do GTM 
  • Visão panorâmica: você pode acessar versões anteriores de um código, o que é útil se você publicou um com erros ou precisa ver quem fez alterações em um código e quando 
  • Acesso escalonado: dê à sua equipe diferentes níveis de acesso, dependendo de suas necessidades – você deseja que eles criem tags? Ou apenas gerenciá-los e monitorá-los? 
  • Suporte útil: se você tiver alguma dúvida ou tiver dúvidas, o GTM tem uma enorme comunidade de fóruns e uma seção de suporte repleta de conselhos 

Os contras do Gerenciador de tags do Google

  • Código de contêiner sensível: o código do contêiner é extremamente importante e, se você acidentalmente danificá-lo ou errar, qualquer tag que o utilize irá parar de funcionar instantaneamente. Você terá então que vasculhar o código para encontrar e corrigir o erro que, convenhamos, pode ser demorado e tedioso
  • É necessário algum conhecimento: embora você não precise ser um profissional de codificação com nenhum esforço de imaginação, é útil ter algum conhecimento prático de HTML e JavaScript para instalar códigos em seu site 
  • Sem suporte online ou relatórios: apesar de ter uma extensa seção de suporte no fórum, não há suporte online instantâneo disponível e a ferramenta não fornece relatórios 

Compreendendo a configuração e implementação adequadas do Gerenciador de tags do Google 

O Gerenciador de tags do Google simplifica a criação de códigos e sua instalação em seu site, mas para obter melhores resultados e um sistema simplificado, é importante que você faça a configuração e a implementação corretas. Isso tornará sua vida muito mais fácil e garantirá que você obtenha todos os benefícios do uso da ferramenta. 

Configuração do Gerenciador de tags do Google: como determinar o que fazer 

1. Identifique o seu CMS 

O processo de implementação do código varia para diferentes sistemas CMS. Apresentamos abaixo um guia passo a passo que funciona para a maioria das plataformas CMS, mas se você estiver usando uma menos popular, vale a pena consultar as instruções exclusivas para isso.

Mas primeiro você precisa saber qual CMS está usando – o Google Tag Manager para WordPress é o mais comum. Se você não conhece, seu departamento de TI e sua equipe de desenvolvimento com certeza conhecerão. 

2. Descubra onde implantar a codificação para obter desempenho ideal

Em segundo lugar, você precisa saber onde implementará os códigos. Isso dependerá dos dados que você deseja rastrear e coletar, bem como das ferramentas de terceiros com as quais você está integrando o GTM. Por exemplo, se quiser coletar informações sobre carrinhos abandonados, você precisará de um código instalado no carrinho ou na página de checkout. Se quiser veicular anúncios de retargeting para usuários que visitaram uma página específica (por exemplo, sua página de preços) ou públicos semelhantes , você precisará de um código nessa página. 

Vale a pena anotar seus objetivos e as informações que você deseja rastrear e então descobrir onde os códigos seriam melhor implantados. 

3. Teste conforme avança

Como com qualquer coisa, o teste é uma necessidade absoluta. Há um breve guia abaixo que mostra como verificar cada código depois de criá-lo e incorporá-lo, mas você desejará monitorar de perto os dados que está coletando e a precisão das ferramentas de terceiros com as quais você está integrando. estão usando. Isso é especialmente importante se você estiver usando várias tags e códigos em vários departamentos internos. 

A melhor configuração do gerenciador de tags do Google para marcas de SaaS 

Como marca de SaaS, você não tem muito tempo para errar. A competição é acirrada e você precisa estar constantemente atualizado sobre o que os usuários desejam e precisam de você. Aqui está um guia para configurar o Gerenciador de tags do Google em seu site para obter melhores resultados. 

1. Crie uma nova conta e contêiner

Você precisará de uma conta GTM para começar, e um novo contêiner será criado automaticamente quando você iniciar uma nova conta. 

Ao clicar em “criar conta”, você será solicitado a escolher um nome de conta e decidir se deseja compartilhar dados com o Google e empresas terceirizadas. 

Você pode então inserir um nome e uma descrição para o contêiner antes de escolher o tipo de conteúdo com o qual está trabalhando (se for para o seu site, você escolherá Web; se estiver usando para um aplicativo, poderá selecionar Android ou iOS) . 

2. Instale o contêiner

Depois de criar uma nova conta, você poderá instalar o contêiner em seu site ou aplicativo móvel. Basicamente, isso significa que você está adicionando a estrutura para os códigos serem inseridos, o que torna mais fácil para o GTM carregar o código automaticamente no lugar certo. 

O GTM torna isso simples: basta seguir as instruções para páginas da web e AMP e copiar e colar o código na caixa ou no ID do contêiner. Se estiver fazendo isso para um aplicativo, você pode usar o SDK do Firebase para Android ou iOS .  

3. Adicione e publique suas tags

Assim que o contêiner estiver instalado, você poderá começar a adicionar, editar e publicar suas tags por meio do painel. 

Observação: certifique-se de que suas tags não sejam acionadas duas vezes, removendo todas as tags codificadas que foram migradas automaticamente para o contêiner do gerenciador de tags. 

Antes de começar a publicar suas tags, certifique-se de que o GTM esteja funcionando como deveria. Você pode fazer isso: 

  • Clicar com o botão direito em seu site e selecionar “Exibir código-fonte da página”
  • Procurando o código do contêiner que você instalou (pesquise gtm.js para encontrá-lo rapidamente)
  • Usando o modo de visualização e depuração para verificar se aparece onde deveria
  • Selecionando o botão “Visualizar” no canto superior direito do painel GTM
  • Acessar seu site, atualizá-lo e verificar se o painel de visualização e depuração do Gerenciador de tags do Google aparece na parte inferior da tela 

Metas de configuração do Gerenciador de tags do Google 

Pode parecer um processo confuso, mas assim que você começar a usar o GTM, logo descobrirá que ele torna a adição de código ao seu site consideravelmente mais fácil e alivia o fardo de sua já ocupada equipe de desenvolvimento. 

Se ainda parece complicado e você deseja ajuda, trabalhe com uma agência de SEO SaaS para fazer a configuração. Agende uma chamada de introdução conosco para ver como podemos ajudar. 


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