12 fatores essenciais de SEO que você precisa saber

SEO na página é o processo de ajustar o conteúdo, as tags e os links internos de uma página para melhorar a visibilidade da pesquisa. Aqui estão 12 fatores para maximizar o seu.

Você já jogou Tetris? Se sim, você provavelmente se lembra de como não havia uma maneira real de “vencer” o jogo. Basicamente, ficou cada vez mais rápido a cada nível.

De certa forma, a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é a mesma.

Não que tenha uma trilha sonora cativante de 8 bits ou que reescreva seus sonhos , mas nisso nunca acaba.

Não há nenhum momento em que você possa sentar e relaxar, pois seu site está no topo das páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) de uma vez por todas.

Claro, você pode ter alcançado o auge hoje, mas o trabalho de um profissional de SEO nunca termina.

Cada mudança no algoritmo do Google ou no conteúdo do concorrente pode tirar você do primeiro lugar, o que significa que você precisa acompanhar as mudanças.

E isso significa que seu SEO na página precisa estar correto. Mas antes de mergulharmos nisso, é importante ter uma visão geral de alto nível de como o Google e outros mecanismos de pesquisa funcionam.

Noções básicas do mecanismo de pesquisa

Os motores de busca enviam crawlers, ou spiders, para explorar a Internet. Eles seguem links de um site para outro, construindo um mapa do conteúdo denominado índice de pesquisa.

No processo de exploração de sites , esses rastreadores também avaliam seu conteúdo, determinando que tipo de informação ele contém.

Esses dados são então usados ​​pelo algoritmo do mecanismo de pesquisa para determinar quão bem o conteúdo daquele site específico responde às perguntas dos usuários.

Quanto melhor responder à consulta, melhor será sua classificação no SERP.

Na busca incessante do Google para fornecer melhores resultados aos usuários, seu algoritmo é atualizado com frequência . Isso inevitavelmente leva a mudanças nas classificações, o que exige que alguém otimize o site para melhorar ou garantir as classificações.

O que é SEO na página e por que é importante?

SEO na página, às vezes chamado de SEO no site, é o processo de ajustar o conteúdo, as tags e os links internos de uma página para melhorar a visibilidade da pesquisa e aumentar o tráfego.

Em outras palavras, é um meio de otimizar seu site para ajudar os mecanismos de pesquisa a entendê-lo melhor.

E isso, é claro, traz uma série de benefícios.

O primeiro está na quantidade de tráfego.

Os primeiros cinco resultados orgânicos em uma página de pesquisa obtêm 67,60% de todos os cliques. Os próximos cinco respondem por apenas 3,73%. E cai a partir daí. Então, se você deseja obter tráfego, precisa estar perto do topo.

Em segundo lugar, sites de alta classificação têm taxas de cliques (CTR) muito melhores. O primeiro resultado de pesquisa do Google para celular tem uma CTR orgânica média de 26,9% .

Agora considere que 92,4% dos usuários da Internet que pesquisam em seus celulares algo próximo visitam aquela empresa no mesmo dia e você pode começar a ver o impacto que o SEO orgânico pode ter em seus resultados financeiros. E a otimização on-page é um fator importante na sua classificação orgânica.

Esperamos que a esta altura você já tenha entendido a importância do SEO na página. Agora é hora de começar. Vamos mergulhar de cabeça…

12 fatores essenciais de SEO na página

O SEO na página pode ser dividido em três categorias: conteúdo, HTML e arquitetura do site . Veremos cada um individualmente.

Contente

Você já ouviu isso antes: o conteúdo é rei .

SEO sem ele é como um belo carro esportivo novo sem motor – pode parecer bom, mas não leva a lugar nenhum. Mas nem todo conteúdo é criado da mesma forma.

Aqui estão os fatores de conteúdo que você precisa considerar para maximizar seu SEO no site:

1. COMA

Uma forma de o Google avaliar seu site é com base no EAT, ou experiência, autoridade e confiabilidade.

Em 175 páginas das Diretrizes de qualidade de pesquisa do Google , ele é mencionado 135 vezes, o que deve ser uma indicação do papel que desempenha nos algoritmos do mecanismo de busca.

Embora o Google tenha confirmado apenas alguns elementos do EAT (PageRank e links), é geralmente aceito no campo de SEO que os sinais na página desempenham um papel importante em suas avaliações.

2. Palavras-chave

A maneira mais básica de dizer a eles que o conteúdo do seu site responde às perguntas de um usuário é no idioma que você usa.

As páginas que apresentam as palavras-chave usadas em uma consulta, seja no corpo, nos títulos ou em ambos, têm maior probabilidade de serem relevantes para a pesquisa.

Às vezes isso é fácil de determinar. Se você estiver otimizando o site de uma loja de móveis, provavelmente desejará incluir palavras-chave como [sofá], [conjunto de sala de jantar] e [mesa final].

Se for uma loja de móveis especializada, certifique-se de incluir palavras-chave de cauda longa, como [aparadores art déco contemporâneos].

Resumindo, você precisa saber o que seus clientes-alvo estão procurando e criar conteúdo que inclua esses termos. É sempre uma boa ideia pesquisar, para não perder nenhuma oportunidade.

3. Redação de SEO

Criar o tipo de conteúdo que prioriza os mecanismos de pesquisa e converte visitantes humanos em seu site é uma espécie de arte.

A menos que você já tenha feito isso antes, pode ser bastante desafiador escrever um texto que leia bem e ainda siga as práticas recomendadas de SEO.

Algumas das principais lições incluem:

  • Enfatize a legibilidade:  seu conteúdo deve ser facilmente digitalizável, para que os usuários possam encontrar rapidamente as informações que procuram.
  • Não abuse de palavras-chave:  também conhecida como preenchimento de palavras-chave, essa técnica foi usada no passado por profissionais de SEO inescrupulosos para enganar o sistema. O Google tem uma visão sombria dos sites que usam palavras-chave em excesso. Se você for pego fazendo isso, sua página poderá ser rebaixada nas SERPs ou até mesmo removida por completo.
  • Mantenha frases e parágrafos breves:  se você já clicou em uma página da Web e foi atacado por uma parede inteira de texto, sabe como é difícil ler textos longos. Evite afastar os usuários mantendo frases e parágrafos curtos.
  • Use subtítulos:  Os subtítulos se destacam pelo tamanho, atraindo a atenção das pessoas que estão escaneando sua página. Use bastante em seu conteúdo para guiar os leitores pela página.
  • Use listas com marcadores:  isso pode parecer muito meta, mas as listas com marcadores são uma boa maneira de dividir as informações em partes de fácil digestão. Use-os sempre que fizerem sentido.

4. Ativos Visuais

Usar imagens, vídeos e infográficos faz mais do que tornar sua página visualmente interessante para os visitantes. Também oferece oportunidades para impulsionar seu SEO.

Mais de 36% dos consumidores usam a pesquisa visual quando fazem compras online, o que significa que se você não usar imagens, estará perdendo tráfego.

Certifique-se de otimizar o texto que o acompanha sempre que possível.

Esteja ciente dos tamanhos dos arquivos de imagem para evitar carregamento lento. Torne suas imagens compartilháveis ​​para identificar oportunidades de backlinking, o que pode ajudar a impulsionar seu EAT.

HTML

HyperText Markup Language ou HTML é o código usado para estruturar suas páginas da web e seu conteúdo.

Eles informam ao navegador do usuário o que mostrar e onde mostrar. E informa aos mecanismos de pesquisa sobre o que se trata sua página e onde eles devem classificá-lo.

Aqui estão os fatores de SEO HTML na página que você precisa considerar:

5. Tags de título

Esta é uma daquelas áreas em que é importante focar nos detalhes.

Por si só, esse trecho de código que permite dar um título a uma página da web provavelmente não fará com que você suba nas classificações SERP.

Mas no contexto com outros elementos na página (como os discutidos aqui), pode ajudá-lo a construir contexto e demonstrar a relevância do seu site.

6. Meta descrição

No momento, uma profissional veterana de SEO está levantando as mãos para a tela. “Ah, vamos lá”, ela está dizendo, “todo mundo sabe que meta descrições não são um fator de classificação de SEO .”

Ela está apenas parcialmente certa. Embora seja verdade que há muitas evidências contra as meta descrições como fator de classificação, ela está errada sobre todo mundo saber disso.

E não deixe que a Nancy negativa aqui o dissuada de adicioná-los ao seu site.

Apesar de sua relativa falta de uso em SEO, eles oferecem dois benefícios principais: podem ajudar o Google a entender do que se trata sua página da web e, mais importante, têm uma influência enorme em seus CTRs.

Metas descrições melhores dão aos usuários uma melhor compreensão do que se trata sua página, o que, por sua vez, leva a mais cliques. Portanto, não os negligencie.

7. Otimização de imagem

Já mencionamos brevemente a importância dos recursos visuais em sua página, mas agora é hora de examinar mais de perto seus aspectos técnicos.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a otimizar o seu:

  • Inclua tags alt compatíveis com SEO.
  • Escolha o formato e tamanho de arquivo corretos para carregamento rápido.
  • Personalize os nomes dos arquivos em vez de usar algo como IMG_08759.
  • Certifique-se de que suas imagens sejam compatíveis com dispositivos móveis.

8. Marcação geográfica (para pesquisa local)

Pode ser uma economia global, mas a maior parte dos negócios ainda é feita a nível local. Conecte-se com as pessoas da sua vizinhança otimizando o SEO local na página.

Embora isto seja menos importante para megacorporações como a GMC ou a Pepsi, para as pequenas e médias empresas, este é o seu pão com manteiga.

Existem três táticas principais de SEO a serem consideradas ao focar no tráfego local:

  • Otimizando listagens e citações locais, incluindo nome, endereço e número de telefone (NAP), URL do site e descrições de empresas, usando aplicativos de terceiros e obtendo avaliações.
  • Otimizando seu conteúdo local, incluindo acomodação para pesquisas “perto de mim”, fornecimento de conteúdo baseado em localização ou compra de um site ou blog local.
  • Otimizando e construindo links com outras empresas e organizações locais.

Certifique-se de incluir o nome do local de destino em suas palavras-chave e colocá-los em seu conteúdo onde quer que caibam.

Arquitetura do site

Ter um site bem estruturado é importante por dois motivos: primeiro, um site organizado de maneira lógica será rastreado de maneira mais eficaz pelos mecanismos de pesquisa e, segundo, criará experiências de usuário mais ricas.

Aqui estão os fatores a serem considerados ao otimizar a arquitetura do seu site:

9. Velocidade do site

Um site desajeitado e de carregamento lento faz mais do que frustrar e afastar visitantes – na verdade, também prejudica sua classificação de pesquisa.

A Distake se aprofundou no efeito que o tempo de carregamento de uma página tem no SEO e confirmou que a velocidade da página é um fator de classificação nos resultados de pesquisa.

No entanto, a velocidade mínima que seu site precisa atingir está mudando constantemente.

Atualmente, ele pode ser alcançado atingindo o limite mínimo Core Web Vitals do Google . Se o seu site não atende a esses padrões, há várias etapas que você pode seguir, incluindo:

  • Habilitando compactação.
  • Reduzindo redirecionamentos.
  • Otimizando imagens.
  • Aproveitando caches do navegador.

10. Design Responsivo

Em 2016, o volume de pesquisas em dispositivos móveis ultrapassou o desktop pela primeira vez. E nos anos seguintes esse número só cresceu.

Os dispositivos móveis representam agora mais de 56% de todo o uso da Internet , com os tablets contribuindo com outros 2,4%.

Como mais usuários estão em dispositivos móveis, o Google seguiu o caminho lógico e começou a priorizar sites com designs responsivos nas classificações de busca para dispositivos móveis.

Esta atualização otimizada para dispositivos móveis afeta apenas os resultados de pesquisa realizados em dispositivos móveis e, embora ainda seja possível classificar esses resultados sem um design responsivo, o Google recomenda fortemente que os sites tenham uma versão móvel.

11. Estrutura da URL

Houve um tempo em que os URLs desempenhavam um papel importante no SEO. Os profissionais garantiriam que suas palavras-chave fossem incluídas nos endereços da web para ajudá-los a ter uma classificação mais elevada.

Mas o Google, fazendo o que faz, mudou o algoritmo. E o que antes era tão importante para as classificações, agora desempenha um papel muito menor.

Isso não quer dizer que não importe. Os mecanismos de pesquisa ainda incluem seus URLs em sua pontuação geral – eles simplesmente não têm o mesmo destaque de antes.

No entanto, há evidências de que eles desempenham um papel na classificação inicial de um site, e alguns profissionais acreditam que estão acostumados a agrupar páginas. O que isso significa é que, embora eles não devam ser sua principal prioridade de SEO, você também não quer ignorá-los.

12. Links

Lembra-se do EAT do início deste artigo?

Uma das melhores maneiras de seu site estabelecer experiência, autoridade e confiabilidade é por meio de links de outros sites confiáveis.

Pense desta forma: a quem você preferiria confiar seu 401(k) – um consultor financeiro que administra o portfólio de Warren Buffet ou seu primo Jimmy, que mora no porão da sua tia? Jimmy poderia fazer um bom trabalho; ele poderia até superar o cara de Buffet. Mas ele simplesmente não tem a credibilidade que vem com um forte aval.

Os links funcionam da mesma maneira.

Existem três tipos principais que você precisa conhecer para SEO:

  • Links internos – ou aqueles que direcionam para outra página do seu site como esta .
  • Links externos – também conhecidos como links externos, são os links que apontam para um site de um domínio diferente, como este que aponta para a página SEO do Google .
  • Links de entrada – às vezes chamados de backlinks, são links de outros sites que apontam para sua página.

Dos três, os links de entrada são de longe os mais importantes. Eles fornecem o maior benefício de SEO, mas também são os mais difíceis de obter.

Existem vários métodos que os profissionais de SEO usam para gerar links de entrada de qualidade, incluindo o uso de mídias sociais, a criação de infográficos compartilháveis ​​e até mesmo a solicitação de backlinks.

Mas cuidado: nem todos os links de entrada são úteis. Alguns, especialmente aqueles provenientes de link farms, postagens em fóruns e livros de visitas, podem ser links falsos destinados a enganar o sistema de classificação. Se você não rejeitar isso, isso pode prejudicar sua classificação.

Aqui estão informações sobre como e quando você deve rejeitar links.

SEO na página vs. SEO fora da página

Já falamos muito sobre SEO on-page, mas também existe algo conhecido como SEO off-page. A diferença, como você provavelmente pode perceber pelos nomes, é onde isso acontece.

SEO na página é tudo que você pode fazer internamente para impulsionar suas classificações, incluindo otimização de palavras-chave, meta descrições, tags de título, texto alternativo e estrutura do site.

SEO fora da página são todas as coisas que acontecem externamente e que afetam a classificação do seu site. Isso inclui backlinks, EAT, SEO local, menções em mídias sociais e pagamento por clique.

Obviamente, você tem muito mais controle sobre o SEO na página, mas é importante ter em mente também o SEO fora da página – você precisa de ambos para chegar aonde deseja.

Mas, primeiro você deve se concentrar na construção de uma página da web boa e relevante, totalmente otimizada para mecanismos de pesquisa, antes de começar a investir muitos recursos na construção de links e na promoção de seu site.

SEO na página é um processo contínuo

No final das contas, a otimização de mecanismos de pesquisa se resume a uma coisa: encontrar a melhor maneira de fornecer informações valiosas aos pesquisadores e garantir que seu site esteja no topo das SERPs.

Seu objetivo é fornecer experiências mais ricas aos usuários e, ao mesmo tempo, demonstrar seu valor aos mecanismos de pesquisa. Felizmente, esses dois andam de mãos dadas. E eles começam com a otimização on-page.

Comece com o que você pode controlar, avaliando cuidadosamente seu site atual em busca de pontos fracos e oportunidades de crescimento.

Coloque tudo em ordem no local e você começará a ver resultados – incluindo uma melhoria orgânica nos fatores externos.

Lembre-se de que o SEO, assim como o Tetris, nunca termina. Mas continue lendo e trabalhando, e você obterá os resultados que merece.


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